A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, traçou cronograma para implantar gradativamente o projeto Acesso Avançado em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) do município. A iniciativa consiste em atender o munícipe, sem a necessidade de agendar consulta.
Conforme o planejamento da pasta, o modelo deve chegar a 100% das unidades até o final de 2019. Os serviços são geridos pela Organização Social de Saúde (OSS) Mahatma Gandhi.
Atualmente, o Acesso Avançado está em funcionamento nas unidades dos bairros Solo Sagrado, Alpino, Nosso Teto, Nova Catanduva, Lunardelli, Gaviolli e Flamingo. A cada semana, aumenta a lista das unidades com o Acesso Avançado em prática. A UBS do Pedro Nechar receberá o projeto na próxima segunda-feira, dia 30. Ao todo, 18 unidades na atenção básica terão a nova modalidade de trabalho consolidada.
Por meio do programa, 70% da cota para o atendimento são destinados à livre demanda, ou seja, o paciente é atendido pela equipe no mesmo dia em que procura pelo serviço. O restante, 30% dos atendimentos, é reservado ao agendamento, normalmente preenchido para consultas de acompanhamento de pré-natal, puericultura e situações clínicas que demandam tempo maior devido à complexidade.
Dentre as justificativas para implantação do programa, a secretaria espera por melhor aproveitamento das consultas. Com o sistema de agendamento, o volume de faltas não justificadas compromete 18% da cota ao mês na atenção básica.
Além disso, com o paciente sendo atendido diretamente na unidade de saúde do bairro, a expectativa é que haja diminuição da sobrecarga da UPA. A unidade chega a contabilizar 60% das consultas para casos de menor complexidade.
Imagem: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde
Fonte: Assessoria/Prefeitura